quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Enxergando com o coração


Anos atrás peguei um vôo de São Paulo a Salvador. Já era fim de tarde e chovia o dia inteiro. Acho que até a alma tava ensopada. Assim que passamos pelas nuvens escuras e chuvosas, um sol magnífico surgiu. Não era só o sol, mas um senhor por de sol com cores amarelo avermelhadas se espalhando pelas nuvens. Além da beleza em si, as nuvens estavam abaixo de nós. Parecia uma pintura, de tão belo.

Tudo pode ficar diferente se mudarmos nossa maneira de enxergar as pessoas, fatos, verdades. Além do nosso humor e da nossa pré-disposição para tentar enxergar de outras maneiras, claro. Eu não teria reparado nesse por de sol se não estivesse olhando prá fora do avião nem se estivesse de mal com a vida. E, mesmo assim, estaria lá da mesma maneira para quem se dispusesse a enxergá-lo.

Querer enxergar é fundamental. O entendimento que temos das pessoas depende na nossa vontade de enxergá-las como são. Enxergar é muito mais importante do que ver. E, lembrando do pequeno príncipe, “Só se vê bem com o coração. O essencial é invisível aos olhos”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário